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quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Plano de aula - linguagem formal e informal.


Plano de aula

Conteúdo: Linguagem formal e informal
Objetivo: Compreender o uso adequado das variedades linguísticas

Metodologia
1º momento; O professor iniciará a aula com um desafio para trabalhar a imaginação do aluno. Após a discussão, distribuirá o texto “A tumba da Múmia” para trabalhar a fluência. 7h às 7h40min                 
Atividades para trabalhar a fluência
- leitura silenciosa, dividir em duplas e gravar no celular a leitura do colega. Ouvi-la no celular e fazer uma análise de cada uma.
Em seguida, o professor ira fazer a leitura do texto exemplar e eles irão comparar com as leituras gravadas pelos mesmos.

2º momento: o professor irá fazer o conhecimento prévio dos alunos sobre as variações linguísticas. Lembrando que o foco do trabalho é somente das linguagens formais e informais. Após as primeiras identificações, o professor irá apresentar os conceitos das linguagens e distribuirá os textos do Doutor Armando e fazer suas intervenções. 7h45 min às  8h10 min

3º momento Após a leitura e o estudo das linguagens, os alunos irão fazer uma atividade no caderno sobre o conteúdo. Irão produzir em dupla um diálogo utilizando os dois tipos de linguagens.   8h15 min às 8h35 min

4º momento: A avaliação do dia será pela dinâmica da bola de papel. A bola irá circular entre os alunos e quando o professor pedir “Parar”. O aluno que estiver com os papéis irá escolher um e em seguida responderá a pergunta.
A atividade de socialização do diálogo irá ser apresentada no inicio da próxima aula.

 Textos e atividade referente ao conteúdo

  
A TUMBA DA MÚMIA
Silvana Menezes

MEIA NOITE! LÁ FOI O TÉO E SUA TURMA, ATÉ A TUMBA DA MÚMIA.
– EI, TÉO! VOCÊ NÃO FICA COM MEDO DA MÚMIA? MEU PAI FALOU QUE A TAL MÚMIA FOI AVÔ DO AVÔ, DO AVÔ, DO AVÔ DO MEU AVÔ.
– ENTÃO VOCÊ É NETO DA MÚMIA? E NETO DE MÚMIA O QUE É? É MÚMIO TAMBÉM?
– MÚMIO UMA OVA! NETO DE MÚMIA É MU… MU… MUITO VALENTE!
– NÃO MINTA, TÉO! VOCÊ É TÃO VALENTE QUE NÃO TEM MEDO DE NADA?
– EU NÃO TEMO A MÚMIA, TURMA!
– E O QUE VOCÊ TEME, LÉO? TÉO NÃO FALOU NADA. ELE OUVIU TOC… TOC…
A TURMA TODA OUVIU TAMBÉM. AI QUE MEDO!
– TÉO, VOCÊ AINDA NÃO TEM MEDO DE NADA?
– NÃO TEMAM AS BATIDAS NA TAMPA DA TUMBA, TURMA! A MÚMIA É MEU AVÔ!
E FOI ENTÃO QUE… A MEIA NOITE EM PONTO… PUMBA! A TAMPA DA TUMBA LEVANTOU! A TURMA TODA DEU NO PÉ! TÉO NÃO FOI. ELE, QUE É VALENTE, VIU A TUMBA E FALOU – VOVÔ!

Exemplo 1
Doutor Armando seguiu até a esquina para encontrar o filho que chegava da escola, enquanto Maria, sua esposa, preparava o almoço.
Quando chegaram em casa, Armando e seu filho encontraram Dona Maria na cozinha preparando uma das receitas de família, o famoso bolo de fubá cremoso, a qual aprendera com sua avó Carmela.

Exemplo 2
Dotor Armando foi até a esquina esperá o filho que chegava da escola. Nisso, a Maria ficou em casa preparando o almoço.
Quando eles chegarão em casa a Maria tava na cozinha preparando a famosa receita da família boa pra caramba o bolo de fubá cremoso.
Aquele que ela aprendeu cum a senhora Carmela anos antes da gente se casâ.

Plano de aula                                                                                    
Conteúdo: Linguagem formal e informal
Objetivo: Compreender o uso adequado das variedades linguísticas

Metodologia
1º momento; O professor iniciará a aula com um desafio para trabalhar a imaginação do aluno. Após a discussão, os alunos farão a leitura do dialogo que eles produziram na aula anterior. 7h às 7h40min          
     
Atividades para trabalhar a fluência
- leitura em dupla, análise do discurso e da leitura, velocidade, ritmo e expressividade.  Os alunos irão comentar como está a leitura dos alunos e como eles podem melhorar na fluência. Deixando bem claro a importância da leitura para que se tenha sucesso na compreensão leitora e na sua vida pessoal.

2º momento: o professor irá fazer o conhecimento prévio dos alunos sobre o texto diálogo todo dia.  
Qual será o gênero? Em que tipo de situação? Quem serão os personagens? Qual o assunto abordado diante desse título?

Em seguida, o professor distribuirá o texto para os alunos e eles farão a leitura silenciosa consequentemente comparando o texto  com as predições abordadas no momento anterior.  Logo após, o professor fará uma leitura exemplar e os alunos irão identificar as palavras que desconhecem para uma discussão rápida sobre o significado por meio do contexto. Revisar o uso da linguagem e eles irão identificar a linguagem utilizada no texto com as intervenções do professor sobre outros descritores.   7h45 min às  8h15 min

3º momento: Após a leitura e o estudo do texto, os alunos irão fazer uma atividade complementar sobre o conteúdo e em seguida a correção.  8h20 min às 8h35 min

4º momento: Avaliação será oralmente pela intervenção do professor. O mesmo sorteará um numero em que o aluno irá explicar o estudo realizado nos dois dias e sua importância para o ensino da língua portuguesa. 8h35 mim às 8h40 min

Observação: Nesses dois dias de aula, o aluno irá trabalhar a leitura com o uso da tecnologia, interação em duplas com o intuito do trabalho da heterogeneidade, produção textual, dinâmicas, compreensão leitora e o estudo da linguagem formal e informal. 





Diálogo de Todo Dia   
Carlos Drummond de Andrade
- ALÔ, quem fala?
- Ninguém. Quem fala é você que está perguntando quem fala.
- Mas eu preciso saber com quem estou falando.
- E eu preciso saber antes a quem estou respondendo.
- Assim não dá. Me faz o obséquio de dizer quem fala?
- Todo mundo fala, meu amigo, desde que não seja mudo.
- Isso eu sei, não precisava me dizer como novidade. Eu queria saber é quem está no aparelho.
- Ah, sim. No aparelho não está ninguém.
- Como não está, se você está me respondendo?
- Eu estou fora do aparelho. Dentro do aparelho não cabe ninguém.
- Engraçadinho. Então, quem está fora do aparelho?
- Agora melhorou. Estou eu, para serví-lo. - Não parece. Se fosse para me servir já teria dito quem está falando.
- Bem, nós dois estamos falando. Eu de cá, você de lá. E um não conhece o outro.
- Se eu conhecesse não estava perguntando.
- Você é muito perguntador. Pois se fui eu que telefonei.
- Não perguntei nem vou perguntar. Não estou interessado em conhecer outras pessoas.
- Mas podia estar interessado pelo menos em responder a quem telefonou.
- Estou respondendo. - Pela última vez, cavalheiro, e em nome de Deus: quem fala?
- Pela última vez, e em nome da segurança, por que eu sou obrigado a dar esta informação a um desconhecido?
- Bolas!
- Bolas digo eu. Bolas e carambolas. Por acaso você não pode dizer com quem deseja falar, para eu lhe responder se essa pessoa está ou não aqui, mora ou não mora neste endereço? Vamos, diga de uma vez por todas: com quem deseja falar? Silêncio.
- Vamos, diga: com quem deseja falar?
 - Desculpe, a confusão é tanta que eu nem sei mais. Esqueci. Tchau.   
ANDRADE, Carlos Drummond de. Diálogo de todo dia. In: Para gostar de ler- Júnior. V.3. São Paulo: Ática,2001.p21-22  

 1 .Qual é o assunto do texto? Quem e quantos são os personagens?  

 2. A função do telefone é facilitar a comunicação entre as pessoas. No texto, lido isso ocorreu? Por quê?

3.     Qual elemento (palavra) do texto pode ser responsável pelo problema da comunicação entre os interlocutores da narrativa lida?
4.      A palavra “obséquio” poderia ser substituída sem perda de sentido por qual palavra? Por que provavelmente a pessoa utilizou esse termo e não uma expressão mais comum?

5.    Identifique no texto marcas de oralidade, ou seja, expressões que são utilizadas com frequência na fala.

6.   No texto lido, é comum marcas de oralidade? Por quê?

7.     Retire do texto dois exemplos de emprego de pronomes de acordo com a norma padrão da língua.

8.     Sabendo que a crônica é uma narrativa curta com temas relacionados à situações ocorridas no cotidiano, podemos dizer que a linguagem empregada é adequada ao texto? Por quê?