Páginas

domingo, 21 de janeiro de 2018

INTERAÇÃO

Compartilhe sua opinião sobre o determinado assunto. 

Qual é o principal fator contribuinte para o desinteresse dos jovens pelos estudos? Como a família e a escola poderiam combater esse fracasso escolar?

FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO - 6º ANO



ATIVIDADE – 6º ANO (FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO)

1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
(    ) Que dia quente!
(    ) Belas, as manhãs sertanejas!
(    ) Estou em Monteiro há onze anos.
(    ) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
(    ) Silêncio!
(    ) O sol brilhava no céu nordestino.

2.  Assinale as alternativas em que não há oração:
(       ) Havia muita gente naquela festa.
(       ) Socorro!
(       ) Que tristeza!
(       ) Aquele aluno não se saiu bem na avaliação.
(        ) Despediu‑se da esposa antes de viajar para a Itália.
(        ) Atenção, curva sinuosa!
(        ) Banco do Brasil.

3. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.____________________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
e) Não empresto meus CDs a ninguém.__________________________

4. Sublinhe os verbos e coloque nos parênteses o número de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de verbos = número de orações)

(        ) Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
(       ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
(       ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
(        ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
(        ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
(        ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.

5. Classifique o período em simples e composto. Se tiver mais de uma oração, separe-as e diga o número de orações. Observe o modelo:
Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu.
Período composto de três orações.

a) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.
____________________________________________________________________
b) Vou ao clube agora de manhã.
____________________________________________________________________
c) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora.
____________________________________________________________________
d) Cheguei ao local, parei, observei tudo atentamente, fiz alguns comentários com o líder e saí.
____________________________________________________________________
e) Não corra, não mate, não morra!
____________________________________________________________________

Dica para o início das aulas

Você que é professor novato em uma turma e ainda não sabe o que fazer no primeiro dia de aula. Postei uma dinâmica fácil e bem divertida. 
Veja o vídeo abaixo↓ e comece o ano letivo de forma descontraída e interativa. 

Atividade de revisão - 6º ano Gramática - 2018

Atividade de Revisão -  2018.

Escola:
Nome:

PRONOMES
01. Substitua as expressões em negrito por pronomes oblíquos adequados. Faça as adaptações necessárias às frases:
a) Ana traga para mim um livro para eu ler o livro.
_______________________________________________________
 b) Rui quer uma bicicleta e vai comprar ela.
_____________________________________________________________
c) Eu e José já vamos. Quem vai com nós?
____________________________________________________________
d) Deram para mim uma notícia para eu espalhar.
________________________________________________________
e) Você era magro quando eu conheci você.
____________________________________________________________
f) Nós desejamos a paz a quem ajuda nós.
_____________________________________________________________

02. Reescreva as frases, corrigindo-as de acordo com a norma culta padrão:
a) Convidei ela para a festa de aniversário. ______________________________________________
b) Vi ele no cinema. ________________________________________________________________
c) Deram o livro para eu._____________________________________________________________
d) Emprestaram o caderno para tu._____________________________________________________
e) Receberam nós com muita atenção.__________________________________________________
f) Meu amor, preciso falar consigo._____________________________________________________
g) Eles queriam falar com nós._________________________________________________________
h) Encontrei ele em casa._____________________________________________________________

03. Na frase “[…] carregando pequenas doses de um inseticida em seu corpo, os mosquitos contaminam suas larvas, impedindo seu desenvolvimento.” qual a classificação do pronome em destaque? A quem ele se refere?
________________________________________________________________________________


VERBOS
04) Leia o texto e depois coloque todos os verbos destacados no infinitivo e separe-os nas colunas abaixo de acordo com a conjugação a que pertencem.
                                                              A ROTAÇÃO DA TERRA
O Sol não se movimenta e sim a própria Terra.
A Terra está sempre girando sobre si mesma como se fosse um pião. E ao girar, faz com que o Sol surja de um lado e desapareça de outro. Esse movimento é a rotação.
O tempo que a Terra gasta para dar um volta sobre si mesma foi chamado de dia. O tempo da rotação então é de vinte e quatro horas (um dia).
sabemos que a Terra não possui luz própria, afinal é um planeta. Quem luz e aquece a Terra é o Sol, que é uma estrela.
Quando a face da Terra recebe luz do Sol, é dia. Na outra face escura, ondesombra, é noite.

                                                                    Infinitivo
1ª conjugação (-ar)                                    2ª conjugação( - er)                         3ª conjugação ( - ir)





05) Complete com o verbo indicado nos parênteses.
a) Meus irmãos ______________ em uma casa no centro da cidade. (morar/ presente do indicativo)
b) Tu _________________ os moradores deste edifício? (conhecer/ pretérito perfeito do indicativo)
c) O trem ________________ lentamente. (partir/ pretérito imperfeito do indicativo)
d) O agricultor ________________ muito café este ano. (colher/ futuro do presente do indicativo)
e) Os alunos ______________ que os professores passem mais exercícios. (querer – Presente do Ind.)
f) Os adultos não __________ o suficiente. ( ler – Presente do Indicativo )
g) Se nós víssemos o filme, __________________ com seriedade. (comentar – Futuro do Pret. do Indicativo)
h) Tu _______________ bem cedo ontem? ( partir – Pretérito Perfeito do Indicativo)
i) Os médicos __________ os remédios adequados. ( dar – Presente do Indicativo)
j) Quando eu encontrar o livro pedido pelo professor eu _______________. (comprar – Presente do Ind.)
k) Nós _______________ um enorme bolo de chocolate. (fazer – Pret. Mais-que-Perfeito do Ind.)
l) Lídia e José ____________ viajar de navio nas férias. ( ir – Pretérito Imperfeito do Ind.)
m) Nós ________________ as informações corretas. ( dar – Futuro. do Pretérito. do Ind.)


06) Sublinhe os verbos das frases e escreva se eles indicam:
A – ação                    E – estado                       FN – fenômeno da natureza
(   ) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
(   ) Chove muito na fazenda.
(   ) Os alunos e professores resolveram os problemas juntos.
(  ) Muito alegres, cantamos a noite inteira.
(   ) Todas as baleias estão deliciadas com sua liberdade.

07) Como vimos, o futuro do presente é empregado para expressar fatos que vão acontecer. Leia a notícia como se tivesse sido dada na televisão um dia antes do lançamento da primeira nave espacial à Lua e sublinhe os verbos no futuro do presente.
                                             
                                                   A incrível viagem à Lua
Precisamente às 2 horas, 56 minutos e 29 segundos do dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong realizará um antigo sonho da humanidade: pisará no solo lunar. Cerca de um bilhão de pessoas assistirão pela TV à maior façanha do século XX. Finalmente o homem conquistará a última fronteira, e os Estados Unidos se encherão de orgulho por vencer a União Soviética na corrida espacial.

08) Reescreva o texto acima utilizando o pretérito imperfeito:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09. Leia o texto abaixo e realize os exercícios com atenção.

 O Estádio lotou. Juiz apitou e o jogo começou. O jogador chutou. Outro cabeceou. O goleiro agarrou. Chutou. Escanteio. A torcida vibrou. Falta. O juiz marcou. O tempo passou. O 1° tempo terminou. Intervalo. O jogo voltou. O jogador lançou. Outro driblou. Chegou perto do gol. O goleiro caiu. O jogador chutou. Fez o gol. Ele comemorou. O jogo parou. Juiz apitou e o jogo recomeçou. Chute pra cá e chute pra lá. Nenhum outro gol. O jogo terminou. O campeão comemorou. A torcida se encantou. É festa no Maracanã.
a) Sobre o que o texto trata?
b) Qual foi o placar do jogo?
c) Onde aconteceu o jogo?
d) Marque de vermelho todos os verbos do texto. Quantos verbos tem o texto?
e) Em que tempo verbal o texto está?
f) Passe o primeiro tempo do jogo para o presente e o segundo tempo para o futuro.

10. Leia a tirinha abaixo, onde Mafalda encontra-se irritada com o consumismo e a desigualdade social:




  • As palavras entre as aspas no primeiro quadrinho correspondem a: 
a) Substantivos
b) Adjetivos
c) Pronomes
d) Verbos


11. Qual sua opinião sobre o tema contido na tirinha?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


12. Encontre dez substantivos e elabore um pequeno texto utilizando-os.

              ___________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________


Leia o texto abaixo:
                                                                             A joaninha
A joaninha é um pequeno inseto que mede aproximadamente meio centímetro. Ela tem uma casca dura que protege suas asas e possui seis patas muito curtas. A Joaninha vermelha é a mais comum, mas também existem joaninhas de cor laranja e amarela. Na casca existem entre duas a oito pintas pretas. As cores vistosas no reino animal indicam veneno ou gosto ruim, desta forma as joaninhas ficam livres de predadores. Quando atacadas são capazes de liberar um líquido amarelo com substâncias tóxicas e cheiro desagradável. Em várias culturas do mundo atribui-se a joaninha o poder de trazer sorte. Ela se alimenta principalmente de pulgões que são insetos que atacam as plantações. É muito comilona, e come entre 45 e 70 pulgões por dia, por isso os agricultores consideram as joaninhas insetos benéficos.

13) A finalidade desse texto é
a) narrativo
b) instrucional
c) informativo
d) poético

14) Qual a linguagem utilizada no texto?
a) formal
b) informal
c) regional
d) poético

15) De acordo com o texto, relacione todos os adjetivos abaixo aos substantivos a que se referem.
(1) dura                              ( ) líquido
(2) curtas                           ( ) pintas
(3) pretas                           ( ) cheiro
(4) vistosas                        ( ) patas
(5) amarelo                        ( ) cores
(6) tóxicas                          ( ) casca
(7) desagradável                 ( ) substâncias
(8) benéficos                       ( ) insetos

Leia
16) Na tirinha há vários advérbios de:
a) tempo
b) lugar
c) modo
d) intensidade

17) Leia a estrofe abaixo:

“Hoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão”

 O advérbio hoje apresenta sentido de ( ) lugar ( ) tempo ( ) intensidade
 O advérbio longe apresenta sentido de ( ) lugar ( ) tempo ( ) intensidade
 A expressão pro meu sertão apresenta sentido de ( ) lugar ( ) tempo ( ) intensidade

18) Leia o texto abaixo e observe as palavras grifadas:

“A poesia é como o voo dos pássaros, voa além de onde nossos olhos alcançam.
Com a poesia você pode estar em todos os lugares... Desde tomando banho em
cachoeiras, até presenciado a explosão de um vulcão. A poesia transforma nossa
imaginação, com ela nunca mais nossas vidas serão as mesmas e jamais as
aventuras serão iguais”.
a) Em quais palavras encontramos hiatos?_______________________________________
b) Em quais palavras encontramos ditongos? _____________________________________
c) Em quais palavras encontramos tritongo? ______________________________________


fonte: La salle Canoas