Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

REESCRITA DE NOTICIA


LEIA O TEXTO ABAIXO.

País tem menor macaco

Marc Rosmalen achou um macaco. Ele mora no Amazonas. O macaco tem dez centimetros ele estava em uma lata de leite.
Por enquanto o macaco vai ficar na casa dele até ele encontrar um zoologico para cuidar do macaco porque ele é muito pequeno para ficar sozinho. Marc ficava com o macaco se na casa dele tivesse lugar. Meu filho fico muito feliz com o macaco lá em casa Marc falo.
O zoologico da cidade quer o macaco para as pessoas visitar ele.

ATIVIDADE 

Agora, você e seu colega vão analisar o texto, verificar se há algum trecho que pode ser reescrito para ficar mais claro, mais fácil de ler, de entender.

Oriente-se pelas questões abaixo para analisar o texto e propor modificações, quando achar necessário.

       1. Releia o 1º parágrafo do texto.

·    Você consegue ter as informações sobre quem é Marc Rossmalen? Como você reescreveria o início do parágrafo para poder atender à proposta de produção?
·    A primeira frase desse parágrafo diz que Mar Rossmalen achou um macaco. Você acha que o macaco estava perdido? Que macaco é esse? Pode ser um macaco qualquer? Se ele tivesse escrito “descobriu” em lugar de “achou”, o sentido seria o mesmo? Por quê?
·     O que falta informar sobre a descoberta do pesquisador?
·   Observe a palavra ele, que aparece no início da 2ª frase. Quem é esse ele que mora no Amazonas, Marc Rossmalen ou o macaco?
·    E na 3ª frase, a quem a palavra ele está se referindo?
·    Agora, tente reescrever o parágrafo. Faça as modificações que achar necessárias.

 2. Releia o 2º parágrafo do texto.
·      A palavra dele se refere a quem?
·       A palavra ele aparece duas vezes nesse parágrafo. Nas duas vezes a palavra se refere a Marc Rossmalen? Como você sabe disso?
·    Há nesse parágrafo a informação de que o macaco é muito pequeno. Isso significa que o macaco é ainda “bebê”, ou que ele é de uma espécie de macacos que são pequenos mesmo?

Releia a última frase do parágrafo.
·      De quem é o filho? Como você sabe disso?
·    No final da frase aparece a palavra falo (falou). Quem falou? Como, então, essa frase deveria aparecer no texto?

      3. Releia o último parágrafo do texto.
  ·   É possível saber de que cidade se fala no parágrafo? Por quê?
  ·    Quem as pessoas vão visitar: o zoológico ou o macaco?
  ·    Você gostaria de fazer alguma modificação nesse parágrafo? Qual?Como, então, você o reescreveria?

     4. Copie o texto em seu caderno, com as modificações que você e seus colegas fizeram. Depois, releia-o. O que você achou? Ficou melhor? Por quê?

Fonte: Atvidade retirada do Gestar I