LEIA O TEXTO ABAIXO.
País tem menor macaco
Marc Rosmalen achou um macaco. Ele mora no Amazonas. O
macaco tem dez centimetros ele estava em uma lata de leite.
Por enquanto o macaco vai ficar na casa dele até ele
encontrar um zoologico para cuidar do macaco porque ele é muito pequeno para
ficar sozinho. Marc ficava com o macaco se na casa dele tivesse lugar. Meu
filho fico muito feliz com o macaco lá em casa Marc falo.
O zoologico da cidade quer o macaco para as pessoas
visitar ele.
ATIVIDADE
Agora, você e seu colega vão
analisar o texto, verificar se há algum trecho que pode ser reescrito para
ficar mais claro, mais fácil de ler, de entender.
Oriente-se pelas questões abaixo
para analisar o texto e propor modificações, quando achar necessário.
1.
Releia o 1º parágrafo do texto.
· Você
consegue ter as informações sobre quem é Marc Rossmalen? Como você reescreveria
o início do parágrafo para poder atender à proposta de produção?
· A
primeira frase desse parágrafo diz que Mar Rossmalen achou um macaco. Você acha
que o macaco estava perdido? Que macaco é esse? Pode ser um macaco qualquer? Se
ele tivesse escrito “descobriu” em lugar de “achou”, o sentido seria o mesmo?
Por quê?
· O
que falta informar sobre a descoberta do pesquisador?
· Observe
a palavra ele, que aparece no início da 2ª frase. Quem é esse ele que
mora no Amazonas, Marc Rossmalen ou o macaco?
· E
na 3ª frase, a quem a palavra ele está se referindo?
· Agora,
tente reescrever o parágrafo. Faça as modificações que achar necessárias.
2. Releia o 2º parágrafo do texto.
· A palavra dele
se refere a quem?
· A palavra ele
aparece duas vezes nesse parágrafo. Nas duas vezes a palavra se refere a
Marc Rossmalen? Como você sabe disso?
· Há nesse
parágrafo a informação de que o macaco é muito pequeno. Isso significa que o
macaco é ainda “bebê”, ou que ele é de uma espécie de macacos que são pequenos
mesmo?
Releia a última
frase do parágrafo.
· De quem é o
filho? Como você sabe disso?
· No final da
frase aparece a palavra falo (falou). Quem falou? Como, então, essa frase deveria aparecer
no texto?
3. Releia o último parágrafo do texto.
·
É
possível saber de que cidade se fala no parágrafo? Por quê?
·
Quem
as pessoas vão visitar: o zoológico ou o macaco?
·
Você
gostaria de fazer alguma modificação nesse parágrafo? Qual?Como, então, você o
reescreveria?
4. Copie o texto em seu caderno, com as
modificações que você e seus colegas fizeram. Depois, releia-o. O que você
achou? Ficou melhor? Por quê?
Fonte: Atvidade retirada do Gestar I